27 de abril de 2010

Novidades!

Meninas,

Como sempre, eu demorando de postar e só voltando pra contar as novidades.

Vamos começar pelas complicadas.


Sobre a doença de pele que eu falei que tava tratando.
O nome da Doença é Dermatite Herpetiforme (DH), uma doença auto-imune (aquelas doenças que o nosso sistema imunológico ataca o nosso próprio corpo), que descola a minha derme da epiderme, formando bolhas, que viram feridinhas. Tem em várias partes do corpo. E o que provoca isso é uma resistência ao glúten.
Paralelo a isso, existe a Doença Celíaca (DC), que também é auto-imune, ataca o intestino e também a caracterizada pela resistência ao glúten. Faremos uma investigação pra ver se eu tenho essa doença também. Se eu tiver a DC, não poderei nunca mais na vida comer glúten. Há casos de pessoas que não podem nem ter contato na pele, que pode ter reação. A ingestão do glúten nesses casos pode causar até um câncer!
Com a DH diagnosticada, eu terei que ficar pelo menos um ano sem comer glúten. Depois iremos colocando ele de volta na minha alimentação e ver como meu corpo reage.
Por enquanto, não entrei na dieta sem glúten ainda, pois como estamos investigando, a ausência do glúten no meu organismo pode mascarar o resultado dos exames para Doença Celíaca. Por enquanto estou tomando remédios e passando creminhos pra passar as feridinhas.
Mas estou um pouco esperançosa, pois pelo que tenho lido, não tenho os principais sintomas da DC. Umas das principais é fraqueza, diarréia e perda de peso e definitivamente a última não acontece comigo. ¬¬

E onde está o glúten? No trigo, cevada e aveia.
Cevada e aveia não é problema, mas o trigo... ai ai.

Acho que em junho já terei notícias definitivas sobre a doença celíaca. Já marquei também uma nutricionista pra me dar maiores orientações na dieta sem glúten.

Bom, obviamente eu estou encarando isso com o melhor dos olhos, vendo mil receitas sem glúten (comprei uma máquina de fazer pão!), mas que vai ser difícil vai. Um bom tempo sem ir prum rodízio de pizza, comer massas na rua, e várias outras coisas. Ainda bem que eu não gosto de cerveja, já pensou???

Então vamos às notícias boas.

Bom, demorei, enrolei, mas entrei na academia. Comecei ontem. Estou gorda pra danar! Meu peso oficial (pela milésima vez), de início de academia, é 80,8kg. O maior peso que já tive na vida! Dá até vergonha de falar. Mas é isso aí e vamos nessa.
É bem cedinho, das 6h às 7h e não vai ser fácil, mas tamos aí.
2ªs, 4ªs e 6ªs farei musculação e 3ªs e 5ªs farei Pilates + esteira.
Tô com a programação do dia bem apertadinha, mas tá tranquilo.

No trabalho, vamos que vamos. Aprendendo mil coisas.

Esqueminha de comida tá lindo.
Trazendo lanche da manhã, da tarde e almoço.
Falta acertar o sanduíche de antes da aula. Isso é o que tá matando o planejamento.
Mas acho que amanhã já dou jeito.
Venho com mais comida que qualquer coisa na bolsa.

Pois é, meninas!
Tamos indo, vamos que vamos.

Beijocas!

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Clara! Conheço muito bem a Doença Celíaca, pois tenho uma amiga que sofre desse mal, mas, como tudo na vida, há prós e contras. É difícil realmente, principalmente na vida social, mas tudo é questão de adaptação. Hoje ela leva uma vida quase normal e nós (amigos) aprendemos a ajudá-la nos eventos. Tomara que seja apenas uma sensibilidade e que daqui a 1 ano esteja tudo normal outra vez. Desejo sorte e perseverança nessa caminhada.

Boa semana e força na academia!

Geórgea disse...

Oh Clarinha, que coisa... Mas fico feliz de vc estar se tratando. Sua doença não é das gravíssimas, terminais, graças á Deus. TB fico suoer feliz de vc estar malhando cedinho. É ótimo vc vai deixar seu dia muito mais forte, alegre e mais calma. Leva o lanche pra antes da aula sim, só acaba lá pras 22 horas, né ?? Aí até chegar em casa dá umas 23h... Leva lanche sim, e se tiver na cantina da facul uma sopinha vai te alimentar super bem!
Fica com Deus e boa logo nessa pele, tá ??
Beijocas

Beth disse...

Clara, felizmente não há nada com você que não tenha reversão, é questão de pesquisar e tratar direitinho, logo estará bem. Sim, é chato ter restrição para certos alimentos, mas hoje em dia estas coisa são muito mais fáceis de resolver do que eram antigamente. Há em vários lugares uma variedade legal de alimentos sem gluten. No próprio Mundo Verde você encontrará pão de forma e algumas outras coisas, procure saber!
Quanto à academia, parabéns por ter iniciado, com este esquema que relatou vai em breve perceber os resultados positivos.
Parabéns também pela alimentação bacaninha. Tem que comer antes da aula sim, leve frutas, iogurte, se puder tomar uma sopinha antes, como a Gê sugeriu, vai ser bom também!
Beijo grande!